domingo, 20 de março de 2016

Casa dos Baptista





Iniciando um trabalho


Amigos a História é linda e complicada, por exemplo, no primeiro mapa que se tem conhecimento da aldeia, ou seja de Gravataí, esta área do arroio do Hilario para o lado de Cachoeirinha, pertencia a Dona Bernardina. Fui pesquisar quem seria dona Bernardina e descubro o seguinte, os sogros de Rafaél Pinto Bandeira, de seu segundo casamento, com Josefa Eulália de Azevedo e Souza eram José de Azevedo e Souza e Dona Bernardina do Espirito Santo Duarte. Como sabemos o pai de Rafael pinto Bandeira foi o primeiro a receber sesmaria nesta área, eram três Léguas de comprimento, portanto eu acredito que ia do Rio dos sinos em Canoas até o arroio Barnabé em Gravataí, que no mapa antigo é arroio do Hilário.
Vou tentar ser claro e objetivo no meu ponto de vista; Teria Rafael Pinto Bandeira, doado ou vendido esta área para seus sogros Sr.José de Azevedo e Souza e Dona Bernardina do Espirito Santo Duarte, a partir daí seguiu uma sequência de inventários e testamentos, que veio parar nas mãos do Comendador João Batista Soares da Silveira e Souza (sobrinho), Antes disto teria sido também de seu tio, que o deixou por testamento.


domingo, 13 de março de 2016

sábado, 5 de março de 2016

Peso para acorrentar escravos

Um peso de ferro que era usado para acorrentar escravos

Pouco conhecido este sistema usado antigamente para aprisionar escravos, principalmente aqui no sul. Ouço falar muito que os escravos eram amarrados num tronco, porém num grande peso feito de ferro é a primeira vez que vejo alguma coisa sobre o assunto. Se não me engano este peso está em Igatú na Chapada Diamantina, Bahia.