segunda-feira, 30 de março de 2015




Caminho dos Jesuítas e dos Índios

Este provavelmente era o caminho utilizado pelos jesuítas, quando se deslocavam da Redução de São Tomé até a redução de São Cosme e São Damião, passando por São José e São Miguel.
Da próxima vez pretendo colocar até a redução de Jesus Maria, se Deus quisér e eu encontrar o caminho.

Fig. Nº 4







segunda-feira, 16 de março de 2015

Nesta parte do mapa Paragvaria vulgo Paragvay, do Padre jesuíta Vicentio Carrafa, mostra a parte referente ao estado do Rio Grande do Sul aproximadamente, nele consegue-se ver a redução de São Tomé, do primeiro ciclo jesuítico, no canto esquerdo inferior, além de diversas outras reduções. Este mapa é parte do outro que eu havia postado anteriormente, acredito ser um dos mais importantes mapas da época, pois foi feito pelos próprios padres jesuítas, em 1632. Informo que algumas palavras estão escritas conforme o mapa, por isto o V no lugar do U. Pretendo ainda, usar o mesmo mapa para localizar outras reduções.

Mapa Praguaria/ Parcial

Fig. Nº3



Este mapa abaixo refere-se a possível localização da redução de São Tomé no município de São Francisco de Assis, RS. Na comparação com o mapa acima e outros indicadores, só pode ser aí.

fig. Nº 2

domingo, 15 de março de 2015

Ao dar inicio as minhas postagens neste blog, fiquei em duvida por onde começar, aí fui pelo óbvio, começar pelo começo, ou seja, pela primeira redução jesuítica que acredito ter encontrado, a redução de Santo Tomé, que já cousa alguma polêmica , pois Jaguarí reivindica dizendo ter sido na cidade e São Francisco de Assis diz ter sido onde tem uma fonte 12 km.da cidade. Na verdade todos os mapas antigos dos jesuítas e também os manuscritos, indicam na margem direita do rio Jaguarí, quatro léguas acima da foz do mesmo rio com o Ibicuí, por essas informações a redução ficaria no passo da estrada velha que liga São Vicente do Sul a Nova Esperança do Sul, portanto no munícipio de São Francisco, mas não onde é citado no site da prefeitura. Esta redução é uma das que mais convicções tenho, que fosse neste local, pois é o único lugar, por ali, que poderia ter uma redução, além de bater com todos os dados disponíveis. Colocaria como probabilidade de ser aí 90%, e com este grau de acerto também colocarei as coordenadas aproximadas do local;29°37’30”S, 54°49’35”W, altitude135m.

Mapa Jesuítico 1635+/-

Fig. Nº1



Este blog tem a finalidade de registrar acontecimentos históricos que não são conhecidos pela maioria das pessoas de talvez de historiadores e arqueólogos. Minha pesquisa iniciou com o intuito de descobrir algumas das 18 reduções jesuíticas do primeiro ciclo jesuítico no RS.
Esta pesquisa está sendo feita através do Google Heart, mapas antigos, manuscritos jesuíticos, visitas a alguns locais e fotos antigas e novas. Posteriormente a pesquisa foi se expandindo para outras Partes do Brasil e do mundo, incluindo caminhos históricos estradas reais, fontes históricas, cercos a cidades, fortes, entradas e bandeiras e também os famosos mapas do tesouro. Informo que todas as revelações que colocarei aqui serão baseadas no mínimo em duas evidências, mapas antigos e mapas atuais ou fotos antigas, escritos, manuscritos ou artigos de outros pesquisadores.
As descobertas que colocarei aqui terão um percentual de possibilidade, sendo que só terão 100% quando for encontrado vestígios o que em muitos lugares não existe mais.

Peço aos historiadores, geólogos, prefeitos municipais, secretários, donos das propriedades citadas, pesquisadores detectoristas e demais interessados darem continuidade ao trabalho, também peço desculpas, pois sei que vou contrariar alguém em suas convicções, porém não é minha intenção desmerecer qualquer trabalho, mas sim procurar a verdade antes que o tempo e o homem destruam o que ainda existe.